terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Actualidade

A imagem actual de Cangumbe, obtida a partir do Google Earth, mostra uma localidade despovoada, quase abandonada (pode ser ampliada clicando uma vez). O espaço antes ocupado pelas duas grandes sanzalas de um e outro lado do C F B está praticamente vazio. A zona central, ocupada antes pela população branca, também parece pouco habitada, talvez pelo pessoal da administeração e pouco mais.
Do antigo quartel não resta qualquer vestígio. Ocupava a zona esbranquiçada, à direita na imagem, entre a primitiva pista de aviação -a faixa mais estreita à direita - (a mais larga, à esquerda, foi construida mais tarde) e a picada que atravessa a zona central de Cangumbe. Provavelmente, após a saída dos últimos soldados portugueses, o quartel foi ocupado pela Unita e mais tarde destruido nos confrontos com o M P L A. A população local deve ter aproveitado tudo o que não ardeu, em especial algumas madeiras e a pedra do campo polivalente e da messe de oficiais, pois não se vislumbra qualquer vestígio de construção na zona ocupada pelo quartel.
A população das sanzalas de Cangumbe, como de outras localidades, deve ter-se deslocado para a cidade de Luena (antiga Luso), cujas imagens do G. Earth mostram uma cidade muito populosa rodeada de grandes muceques, sinal da concentração urbana que se verifica em Angola. Localidades como Cachipoque, Ponte do Munhango, Caminhão, algumas das zonas onde as Autoridades Portuguesas concentraram populações, não revelam actualmente vestígios da presença humana. Alinha do C F B está desactivada.

Sem comentários: